DENUNCIA: CERVEJA BRASILEIRA É FEITA DE MILHO!
Bem vindos a esbórnia!
Senta que hoje o assunto é sério, se você misturar energia nuclear, capitalismo e paixão nacional o sai? A revelação de que a maioria das cervejas produzidas no Brasil tem o milho como principal ingrediente chegando a quase metade de sua composição.
A legislação brasileira estabelece que parte da cevada pode ser substituída por adjuntos como milho, arroz, trigo, centeio, aveia e sorgo. Porém, a substituição da cevada não deve ultrapassar 50%. Caso outro cereal seja utilizado em maior proporção que a cevada, o produto deve ser chamado com o nome do vegetal predominante, como a cerveja de trigo ou “Weissbier”, por exemplo.
A constatação se deu por conta de uma análise realizada na disciplina Aplicações de isótopos estáveis e suas variações naturais em estudos ambientais, pertencente à grade curricular do doutorado de Sílvia Fernanda Mardegan, coordenadora do estudo na instituição, quando foi atestado que muitos fabricantes utilizam milho em substituição aos ingredientes originais da cerveja (instituídos na Alemanha, em 1516, quando se promulgou aLei de Pureza da Baviera, criando um padrão ao fermentado de cevada).
A Ambev, fabricante das principais marcas brasileiras, justifica falsificação de cerveja vendida no Brasil (e não é este ser jurássico que vos escreve que afirma isso e sim a “Lei de Pureza da Baviera”) dizendo que controla a quantidade de malte de cevada adaptando ao paladar do consumidor brasileiro.
Veja nesse gráfico as marcas com alto teor de milho na sua composição:
Resumindo, você toma suco de milho fermentado, por que a Ambev diz que é disso que você gosta. Mas a pergunta é por que eles não oferecem cerveja de verdade? Será que o brasileiro não iria gostar mais?
Talvez, se quase todo o malte não fosse importado variando conforme o cambio e mexendo e muito na margem de lucro dessas empresas. Cerveja é popular por que é barata, basta verificar como as importadas que possuem malte e cevada como ingredientes principais são muito mais caras. Mas ainda restam boas opções de cervejas nacionais, que são CERVEJA DE VERDADE.
Se quiser saber mais sobre o estudo, só dar uma olhadinha no site da USP